Para quais problemas de vista as lentes podem ser usadas?
>
>
Para quais problemas de vista as lentes podem ser usadas?

Para quais problemas de vista as lentes podem ser usadas?

Para quais problemas de vista as lentes podem ser usadas?

Quem pode usar lente de contato? A resposta é qualquer pessoa que tenha interesse na peça. As lentes de contato se tratam de objetos que podem ser utilizadas para diferentes propósitos, desde estéticos à correção dos problemas de vista.

E para quais problemas de vista as lentes podem ser usadas? Conforme a tecnologia evoluiu, mais as lentes se tornaram adequadas para a correção de diferentes problemas de visão.

Ao prosseguir com a leitura do artigo, você saberá mais sobre o funcionamento das lentes de contato com grau e quais são as suas correções!

Antes de tudo, o que é uma lente de contato com grau?

“As lentes de contato foram pensadas para corrigir os problemas de visão de forma mais prática que os óculos.”

As lentes de contato se tratam de próteses transparentes no formato de disco que são colocadas sobre a córnea. Elas podem ser utilizadas por razões estéticas, mas também para a correção de defeitos de refração.

A lente de contato com grau se sustenta na camada lacrimal que cobre a córnea. Ao piscar, a pálpebra movimenta a peça, posicionando ela. Dessa forma, funciona como um objeto de correção que não causa danos aos olhos.

Nessa posição, a lente é capaz de modificar a convergência da córnea, o que acaba formando uma imagem mais nítida no fundo do olho.

Quem pode usar a lente de contato?

A verdade é que qualquer pessoa pode usar as lentes de contato, seja por razões estéticas ou funcionais. Desde idosos até crianças, o uso é permitido, contanto que seja garantido que a manutenção da peça será realizada corretamente.

Contudo, é recomendado que se consulte com o oftalmologista para encontrar a melhor opção para o seu caso. No contexto de correção dos problemas de vista, é obrigatória a consulta com o profissional.

Obs: profissionais que manipulam poeira, giz ou produtos químicos e grávidas podem apresentar desconforto durante o uso das lentes. A peça não é proibida para esse público, porém, é necessário um cuidado redobrado contra o olho seco.

Para quais problemas de vista as lentes podem ser usadas?

Os problemas de visão podem surgir após o indivíduo nascer ou se desenvolverem durante a vida, por causa de lesões, traumas, doenças crônicas ou idade. Eles podem ser corrigidos com o uso de óculos ou pelas lentes de contato.

Os principais problemas que podem aparecer são:

  • Miopia;
  • Hipermetropia;
  • Astigmatismo;
  • Presbiopia;
  • Estrabismo* (só corrige com lentes cirúrgicas);
  • Glaucoma* (só corrige com lentes cirúrgicas);;
  • Catarata* (só corrige com lentes cirúrgicas).

Contudo, de todos esses problemas, as lentes de contato só podem ser usadas para 4: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Veja agora como funciona!

Lentes de contato para a miopia

Miopia se trata da dificuldade de enxergar de longe, o que pode levar ao surgimento de outros sintomas, como dor de cabeça. Geralmente, quem tem esse problema costuma enxergar bem de perto.

Para esse caso, são recomendadas as lentes de contato para a miopia, que são mais finas no centro do que nas bordas. Dessa forma, a luz é melhor redirecionada para a retina.

Lentes de contato para a hipermetropia

Já a hipermetropia se trata da dificuldade de enxergar os objetos de perto, o que geralmente vem acompanhado de sintomas como:

  • Cansaço nos olhos;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldade de concentração.

Diferente das lentes de contato para a miopia, as lentes de contato para a hipermetropia são mais finas nas bordas e mais grossas no centro.

Lentes de contato para o astigmatismo

O astigmatismo se trata de um problema que deixa a visão embaçada, principalmente nas bordas. Pessoas com essa dificuldade não conseguem diferenciar letras semelhantes como o H, M e N, por exemplo.

Além disso, linhas retas também são uma dificuldade para pessoas que apresentam o astigmatismo. Isso ocorre por uma alteração na córnea, que faz com que a retina receba a imagem através de diferentes focos.

Para esse caso, são recomendadas as lentes de contato para o astigmatismo, que apresentam formato cilíndrico. Esse formato acaba compensando a forma irregular da córnea.

Obs: as lentes de contato para o astigmatismo são também chamadas de lentes tóricas. É comum que o problema de visão surja acompanhado da miopia ou hipermetropia.

Lentes de contato para a presbiopia

A presbiopia se trata de um problema de visão comum após os 40 anos, sendo natural do envelhecimento do olho. Por causa do problema, a pessoa apresenta dificuldades para visualizar objetos que estão perto.

Para lidar com esse problema, basta usar lentes de contato com grau simples, como são os óculos de leitura. As lentes devem corrigir a visão de perto, assim como ocorre na hipermetropia.

Para o estrabismo, glaucoma e catarata, as lentes indicadas são de uso cirúrgico.

Como realizar a escolha ideal das lentes de contato para os problemas de vista?

Para fazer uma escolha certeira das lentes de contato, é importante olhar além do seu grau. É necessário que avalie o material, o modelo e as individualidades que o seu olho apresenta.

A melhor forma de avaliar esses critérios é contando com a ajuda de um oftalmologista, que vai realizar a análise do seu problema de visão.

Além disso, buscar as suas lentes nas óticas New Vision também ajuda a achar a peça certa. Aqui, você encontra as melhores lentes de contato para corrigir os seus problemas de vista!

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.