Mitos e verdades sobre o uso de lentes de contato
>
>
Mitos e verdades sobre o uso de lentes de contato

Mitos e verdades sobre o uso de lentes de contato

Seja por razões estéticas ou para a correção da visão, as lentes de contato têm se tornado cada vez mais populares no Brasil. Como consequência, também crescem os mitos e verdades sobre as lentes de contato.

Apesar de sua popularidade, muitas pessoas ainda não estão bem informadas acerca do seu uso. Com isso, muitos mitos sobre as lentes de contato são tomados como verdade, o que pode ser prejudicial para o usuário.

Então, o que é mito e o que é verdade? Prossiga com a leitura do artigo e tenha algumas perguntas respondidas!

Mitos e verdades sobre as lentes de contato: conheça mais sobre elas!

“Apesar dos mitos, as lentes de contato são reconhecidas pela sua praticidade e usabilidade.”

Conforme as lentes de contato se tornam mais presentes no cotidiano, mais dúvidas surgem sobre o seu uso. O problema é que muitas dúvidas são respondidas da maneira errada e essas respostas acabam sendo aceitas como verdades.

Para resolver essa situação, viemos definir quais são os mitos e verdades sobre as lentes de contato!

A lente de contato pode ir para a parte de trás do olho

Mito. Não há condição anatômica para isso, pois existe uma membrana que cobre o seu olho e que se conecta com o interior da pálpebra. Dessa maneira, não existe uma forma da lente passar para a parte de trás do olho.

A lente pode ficar presa no olho

Raramente acontece. A lente pode ficar presa, mas isso dificilmente ocorre, principalmente se seguir os métodos recomendados pelo oftalmologista para a retirada da lente.

A lente pode arranhar os olhos

Verdade. Problemas oculares relacionados à lente são incomuns de acontecer, mas podem ocorrer se:

  • Tiver lentes mal adaptadas;
  • Não tomar os devidos cuidados com a lente;
  • Não seguir as recomendações de uso e descarte das lentes.

A lente pode saltar para fora

Verdade. Não é comum, mas pode ocorrer se colocar a lente no olho da maneira errada. Com a colocação certa, a lente permanece no lugar o tempo todo. Mesmo que se mova (o que já é raro), ela permanece no olho.

Quem apresenta astigmatismo não pode utilizar das lentes de contato

Mito. As lentes de contato com grau podem ser adotadas para a correção da visão em qualquer tipo de refração visual. Inclusive, há lentes específicas para o problema de astigmatismo.

Lentes de contato com grau estacionam a miopia

Mito. A miopia é um problema causado por alterações na estrutura do globo ocular. Dessa forma, se o grau aumenta, é por decorrência do crescimento do olho ou por alterações no cristalino.

As lentes de contato com grau não provocam uma refração míope ou causam alterações na estrutura do olho.

Óculos de grau são melhores que lentes de contato com grau

Mito. Hoje em dia, lentes de contato são tão excelentes quanto os óculos de grau – e em alguns casos, são até melhores. Afinal, a lente não embaça e não compromete o campo de visão periférico, pois é colocada diretamente sobre o olho.

É necessário manter um par de óculos reserva

Verdade. Se você depende da correção visual da lente, é importante que mantenha um par de óculos reserva.

Lentes de contato coloridas não apresentam grau de correção

Mito. Como qualquer outra lente, as lentes de contato coloridas também apresentam grau de correção visual. A única questão é que as lentes de contato coloridas devem ser adaptadas e indicadas por um oftalmologista.

Lente de contato faz mal para crianças e adolescentes

Mito. As lentes de contato podem ser adotadas em qualquer idade, cabendo ao oftalmologista indicar a lente mais adequada para a faixa etária.

Lente de contato faz mal durante a gravidez

Verdade. Durante a gravidez, ocorre um desequilíbrio ocular que altera a composição das lágrimas, diminuindo a quantidade de água e aumentando a de gordura. Isso gera uma crise de olho seco e também uma vista embaçada.

Dessa forma, a grávida acaba desenvolvendo, mesmo que momentaneamente, uma intolerância à lente de contato.

Lente de contato faz mal se usar ela todos os dias

Depende. Em geral, não há a recomendação de ficar um tempo sem usar da lente de contato. Se o seu oftalmologista não indicou o contrário, você pode usar dela todos os dias sem problemas.

Pode compartilhar as lentes de contato com outra pessoa

Mito. As lentes foram desenvolvidas para atender às suas necessidades, tendo um uso exclusivo seu. Ao compartilhar elas, corre o risco de desenvolver problemas oculares, seja em você ou na pessoa com quem compartilhou.

Precisa usar a lente de contato com grau toda hora

Mito. Se você não tem uma necessidade de correção da visão tão grande, as lentes podem ser usadas apenas pontualmente, como na prática de esportes.

Soro fisiológico é ideal para a limpeza da lente de contato

Mito. O soro é uma opção ineficaz para a limpeza da lente de contato, pois não apresenta os agentes de limpeza ideais para a desinfecção do material. O ideal mesmo é adotar produtos específicos para a higienização de lentes.

Lentes de contato não podem ser usadas durante o sono

Verdade. Se você dorme com a lente de contato no olho, corre o risco de maltratar a córnea, diminuindo a chegada do oxigênio através das lágrimas.

Vale a pena buscar as lentes de contato?

Agora que tem uma noção melhor do que é verdade sobre as lentes, deve ponderar se elas são a melhor opção para você. Considere o custo-benefício, o uso e o quão efetivas as lentes são em relação a um óculos de grau.

Conhecendo os mitos e verdades sobre as lentes de contato, você pode realizar essa análise de maneira mais prática. Se decidir pela compra, aqui nas óticas New Vision você consegue adquirir os diferentes tipos de lentes de contato!

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.