

Av. Bernardo Vieira, 3775 – Loja 281
Tirol, Natal 59051-000 Natal, RN
+55 84 9199-6201
Google map
Consideradas uma importante ferramenta para correção de diversos problemas de visão, as lentes de contato vêm ganhando cada vez mais espaço como uma opção para pessoas com hipermetropia, miopia, astigmatismo e outros.
Elas estão disponíveis nos mais variados tipos, podendo ser rígidas ou gelatinosas, descartáveis ou duráveis. As características ideais para cada pessoa variam de paciente para paciente, e são sempre definidas pelo médico oftalmologista.
Entretanto, para manter a saúde ocular em dia, não basta apenas utilizar as lentes diariamente. Alguns cuidados básicos são extremamente importantes para evitar complicações, que vão dos casos mais simples, como infecções, até os mais graves, podendo colocar a visão em risco.
Para te ajudar a cuidar bem das suas lentes e evitar esses e outros problemas, separamos algumas dicas essenciais para quem usa lentes de contato. Vem com a gente!
O ato de higienizar as suas lentes de contato é um cuidado muito simples, mas que pode evitar problemas complexos. Elas sempre devem ser limpas antes e depois da utilização.
Antes de manusear as lentes, é sempre importante limpar as mãos com água e sabão, para que nenhum corpo estranho seja levado para os seus olhos, mantendo assim a saúde dos seus olhos.
Após essa higienização das mãos, coloque a lente na palma da mão, ponha algumas gotas da solução para limpeza e pressione suavemente com o dedo, para tirar os resíduos na superfície da lente de contato.
Lembre-se também de nunca reutilizar a porção de solução de limpeza na hora do armazenamento. A troca do produto contido no estojo é sempre obrigatória.
Muitas pessoas acham que limpar as lentes de contato apenas com soro fisiológico é o suficiente para garantir a higienização correta. Entretanto, esse não é um procedimento recomendado. Muito menos utilizar água corrente, seja filtrada ou não.
O ideal é utilizar produtos específicos para essa finalidade. Os limpadores surfactantes, por exemplo, agem na remoção da gordura e oleosidade das lentes, enquanto os enzimáticos são indicados para as lentes de troca anual.
Além desses, há também as substâncias multiação, chamadas de solução de limpeza, que são usados para enxágue e limpeza das lentes de contato.
A escolha do produto ideal para a limpeza das lentes de contato deve ser feita a partir das recomendações do seu oftalmologista, pois dependem do tipo de lente que você utiliza e como é a sua rotina.
Tão importante quanto a limpeza, tirar as lentes antes de dormir é extremamente necessário. Embora elas sejam planejadas para se adequarem perfeitamente aos olhos, trata-se de um objeto estranho para o corpo.
O globo ocular é uma região do corpo muito sensível. Por isso, até durante o dia, recomenda-se que as lentes sejam retiradas após no máximo 10 horas de uso, mas isso varia de acordo com a necessidade do paciente.
À noite, o funcionamento do organismo nessa região é alterado. Há uma redução da lubrificação natural dos olhos e, por consequência, o aumento da possibilidade de irritações.
Sendo assim, dormir com as lentes pode ser perigoso para a sua saúde. Além do risco de ressecamento por falta de lubrificação, há a possibilidade de abrasões (arranhões na córnea), conjuntivite tóxica, úlcera, entre outros transtornos.
Para cada tipo de lente existe uma recomendação específica sobre quanto tempo ela pode ser utilizada. O médico dará as instruções sobre como usá-las e por quanto tempo. É extremamente importante respeitar as recomendações e não expor os seus olhos a riscos desnecessários.
Se as lentes forem descartáveis, respeite sempre o prazo de validade estipulado pelo fabricante. Os prazos são estabelecidos para que a utilização das lentes se adeque a rotina de quem faz uso dessa forma de tratamento.
Elas deixam o dia a dia muito mais fácil, mas é mais do que necessário substituí-las de acordo com o tempo indicado na embalagem.
As lentes de contato são projetadas para que o paciente que necessita de correção da visão sinta-se mais livre. Indo muito além de um uso estético, elas não apresentam algumas distorções visuais usualmente provocadas pelos óculos.
Embora seja muito cômodo e esteticamente agradável utilizá-las, é muito importante cuidar para que elas continuem sendo um benefício para a sua saúde, jamais o contrário.
Seguindo nossas dicas você garantirá um bom uso das suas lentes de contato, prolongando a durabilidade das mesmas e mantendo os seus olhos sempre longe de problemas.
Esse conteúdo te ajudou? Então compartilhe com os seus amigos e familiares que também precisam saber sobre isso!