Como escolher a melhor lente para seus óculos?
>
>
Como escolher a melhor lente para seus óculos?

Como escolher a melhor lente para seus óculos?

Sua visão não anda muito bem? Provavelmente, você está precisando trocar ou começar a usar óculos. Se você ainda não sabe como escolher a melhor lente para seus óculos, então você está no lugar certo.

Isso porque hoje iremos te ajudar a descobrir tudo que precisa saber sobre lentes, ok? Sabemos que é normal, às vezes, não ficarmos seguros quando vamos escolher nossas lentes. Mas para ajudar vocês, falaremos sobre: óculos para corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Chega de ficar na dúvida sobre qual o melhor tipo de lente usar, acompanhe o post para ficar por dentro do assunto.

Por que escolher as lentes certas é tão importante?

Para começar, vocês precisam compreender que a armação não é somente uma questão de estilo. Saber escolher a melhor lente para os seus óculos é essencial, pois a escolha influencia bastante na sua visão, aparência, conforto e até na sua segurança.

Nesse momento da escolha não pode ter pressa, ok? Tire um tempo para isso e realize com calma, um grande erro que as pessoas cometem é não depositar tempo suficiente para analisar e escolher os materiais, modelos e tecnologias da lente.

Vamos saber mais sobre lentes de óculos para conseguir comprar com segurança? Abaixo falaremos sobre as lentes de grau para óculos — se você precisa de lentes de visão única para corrigir miopia, hipermetropia, e/ou astigmatismo, ou precisa de lentes multifocais, bifocais ou outras para também corrigir a presbiopia ou vista cansada.

Identifique o tipo de lente ideal para cada necessidade

Um ponto fundamental para a escolha do tipo de lente é saber qual o erro de refração que se deseja corrigir. Em geral, os problemas que podem ser corrigidos com o uso de óculos de grau são:

  • miopia — caracterizada pela dificuldade de enxergar objetos distantes, o olho acaba sendo maior do que o normal;
  • hipermetropia — consiste na dificuldade de enxergar de perto, o tamanho do olho é menor do que o habitual;
  • astigmatismo — faz com que os objetos fiquem embaçados tanto para perto como para longe;
  • presbiopia — conhecida como “vista cansada” (não confunda com a fadiga ocular), dificulta o foco de objetos de perto, ocorrendo normalmente após os 40 anos de idade.

Tipos de lentes:

Portanto, antes de qualquer coisa, você precisa ir ao oftalmologista para descobrir qual o seu problema, ok? Você já foi e identificou o problema que precisa corrigir? Hora de conhecer os tipos de lentes. Existem diversos tipos de lentes e cada uma é mais adequada para determinado problema, vamos orientá-los, certo?

  • Grau: Esta opção é a mais comum, pois atende as necessidades de Miopia, Hipermetropia e/ou Astigmatismo.
  • Multifocal: As lentes multifocais são para correção da Presbiopia, que é a piora da visão para objetos próximos, que ocorre com o avançar da idade.
  • Fotossensível: As lentes fotossensíveis escurecem em contato com a luz solar e raios UV, se adaptam à iluminação e amenizam o desconforto visual provocado pela mudança de ambientes.
  • BlueLight: Esta opção deve ser escolhida por pessoas que passam longos períodos de tempo em frente à telas de computadores, tablets ou celulares. O tratamento das lentes bloqueia a luz azul emitida por estes aparelhos, que causam desconfortos e prejudicam os olhos.
  • Leitura: Como o próprio nome sugere, essa opção de lentes serve para manter a vista descansada enquanto praticamos atividades de leitura.

Quanto ao material utilizado:

Outro fator importante que você precisa conhecer quando for escolher a melhor lente para seus óculos é o tipo de material utilizado. Isso também faz toda a diferença no seu dia a dia. Então, dê uma conferida abaixo:

  • Policarbonato – Essas lentes possuem maior resistência e por isso, normalmente, são recomendadas para quem pratica esportes e para crianças. A nitidez desta lente é maior no campo frontal;
  • Plástico de alto índice: Elas são as mais finas e leves que há no mercado. São recomendadas para os casos de miopia em alto grau;
  • Tribrid – São semelhantes às lentes de plástico de alto índice no que se refere à leveza e resistência. Contudo, oferecem melhor desempenho ótico, com a vantagem de bloquear os raios UV;
  • Cristal (mineral) – são produzidas com a mistura de minerais, formando uma lente resistente à riscos. Porém, são mais frágeis e tornam-se mais fácil de quebrar;
  • Trivex – São produzidas com uma resina altamente resistente à quebra e com transparência superior em relação às demais.

Revestimento da lente

Na hora de escolher a melhor lente para você, é preciso observar os fatores acima, como também o seu revestimento, ok? Pois, esse atributo faz com que as lentes se comportem de formas variadas e sob influência do ambiente. Há lentes que alteram sua cor com base na iluminação, outras oferecem uma maior proteção contra raios solares.

Anti reflexo

Sabe aquele brilho/ reflexo que pode ocorrer nos óculos devido a computadores ou lâmpadas em geral? Pronto, esse revestimento colabora com a remoção dos reflexos, tornando as lentes quase invisíveis e menos obstruídas durante as conversas ou com o flash de uma câmera fotográfica.

Lentes Transitions e fotocromáticas

Bom, no caso desse revestimento será alterada a tonalidade da lente de acordo com a luz do ambiente, se você está mais exposto há uma incidência maior de luz, ela se tornará mais escura no exterior, e mais nítida no interior. Essa transição tem como objetivo ajudar a proteger os olhos dos raios UV prejudiciais e da luz solar direta.

Proteção UV

Esse revestimento é essencial para nossos óculos, ok? Pois, sua função é desviar os raios UV antes que eles possam danificar nossos olhos, sendo assim, este revestimento funciona como uma espécie de protetor solar para os olhos.

Filtro Luz Azul

Você já ouviu falar da luz azul violeta?  Ela é prejudicial para nossos olhos e, também, a que estamos mais expostos. Essa luz está nos aparelhos eletrônicos que usamos todos os dias: celulares, computadores, tablets, dentre outros. ⠀⠀

Essa luz bloqueia a nossa produção do hormônio melatonina – hormônio responsável pela indução do nosso sono. Outros efeitos da exposição prolongada à essa luz são a fadiga ocular, visão embaçada e dores de cabeça constantes.

Por isso, optar por um óculos de lente com filtro azul é tão importante para cuidar da nossa visão. Estas lentes são projetadas para proteger seus olhos contra a luz azul-violeta e também são projetadas para serem resistentes a riscos, proteção UV e anti reflexo.

Gostou das informações? Lembre-se relatamos diversas opções de escolhas, mas sua melhor lente deve ser escolhida de acordo com o grau indicado em sua receita, orientações de seu oftalmologista e do que você precisa para ter mais conforto no dia a dia. Ah, e na hora que for comprar seu receituário pode contar conosco, estaremos aqui para ajudá-lo.

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.