7 cuidados que você deve ter com suas lentes de contato
>
>
7 cuidados que você deve ter com suas lentes de contato

7 cuidados que você deve ter com suas lentes de contato

Lentes de contato são uma ótima alternativa aos tradicionais óculos para quem possui problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Contudo, para funcionarem, é necessário tomar alguns cuidados com as lentes de contato.

Se as lentes de contato não passarem pelos devidos cuidados, há um sério risco delas serem contaminadas por fungos e bactérias. Isso é um risco à sua saúde, mas principalmente é algo que afeta a correção do problema de visão.

Então, como cuidar das lentes de contato? Prossiga com a leitura e veja mais sobre isso agora!

7 cuidados com as lentes de contato: como evitar problemas para a sua visão?

“As lentes de contato foram uma revolução para a correção dos problemas de visão. Contudo, ainda requerem cuidados como qualquer lente.”

As lentes de contato se tratam de um método seguro, prático e confortável na correção dos problemas de visão. Elas são feitas sob medida para a curvatura do olho do paciente e contam com acompanhamento do oftalmologista.

Contudo, mesmo com toda essa segurança, elas podem ser um risco à sua visão sem os cuidados certos. Além disso, a falta de cuidado pode prejudicar o principal objetivo da lente: melhorar a visão.

Mas quais são esses cuidados com as lentes de contato?

1. Nunca vá dormir com as lentes de contato nos olhos

Para começar, um cuidado simples: guarde suas lentes de contato. Parece um cuidado básico, mas ainda há muitas pessoas que fazem isso. O ideal é ficar com as lentes por até 16 horas, tirando-as de noite e colocando-as novamente de manhã.

O uso prolongado pode causar problemas nas córneas e isso deve ser evitado. Por isso, antes de dormir, retire-as e coloque-as no estojo da lente de contato.

Como retirar as lentes?

Antes de tudo, você deve estar com as mãos bem lavadas, utilizando de sabonete antibacteriano. Durante a retirada, utilize de uma gota de colírio lubrificante em cada olho, pois isso facilita o processo.

Após isso, puxe a pálpebra superior para cima (com o dedo do meio de alguma das mãos). Depois, puxe a pálpebra inferior para baixo (com o dedo do meio da outra mão). Por meio disso, a lente é deslizada para a parte branca do olho.

Com ela nesse movimento, você realiza a ação de pinça com o dedo indicador e o polegar e retira a lente do olho. Por fim, a guarde no estojo.

2. Coloque as lentes de contato da maneira correta

Se você coloca as lentes incorretamente (seja de maneira invertida ou no olho errado), você prejudica a sua visão e aumenta o risco de infecções. Por isso, você deve seguir esses passos:

  1. Observe se cada lente está do lado certo (uma do olho direito, outra do esquerdo) e se não está virada (verifique a concavidade). Após isso, lave bem as mãos com sabonete antibacteriano.
  2. Depois, aplique o produto para limpar as lentes de contato (de 2 a 3 gotas), lave-as com movimentos circulares suaves e depois as enxágue.
  3. Puxe as pálpebras superior e inferior com o dedo médio de cada mão e ponha a lente na ponta do dedo indicador. Fixe o olhar e, de maneira suave, coloque a lente no olho.

3. Utilize do produto certo para limpar a lente de contato durante sua limpeza regular

As lentes precisam de limpeza regular feita da maneira certa, utilizando da solução oftálmica indicada para lentes. Essa solução remove as impurezas que se acumularam na lente, assim como o excesso de gordura e de proteínas.

Além disso, ela também serve ao papel de hidratação da lente, o que evita sua secura durante o uso no olho.

E como ter esse produto? Bem, o oftalmologista costuma recomendar a solução mais adequada para cada paciente, o que depende do tipo da lente e da rotina de limpeza adotada.

Obs: lentes de contato com descarte diário não precisam de limpeza, então as descarte após o uso.

4. Limpe o estojo da lente de contato com regularidade

De que vale todo o cuidado com as lentes de contato se você não limpar o local onde elas serão armazenadas? Você deve lavar ela com a mesma solução oftálmica que foi utilizada na lavagem das lentes.

Após isso, deve deixar secar (sem usar de toalha ou papel) e depois colocar mais um pouco da solução nas cavidades das lentes. Por fim, coloque as lentes no estojo.

O estojo deve ser limpo todo os dias ou, pelo menos, 1 ou 2 vezes por semana. Após 3 meses, ele precisa ser trocado.

5. Evite coçar os olhos enquanto estiver usando lente

Coçar os olhos já não é recomendado sem lente – pode causar infecção e até mesmo provocar o deslocamento da retina. Contudo, durante o uso das lentes, você também acaba tirando elas do lugar.

E como evitar isso? Se sentir irritação ou coceira momentânea, feche os olhos por alguns segundos. Se o problema persistir, busque um médico.

6. Respeite a validade da lente de contato

A durabilidade da lente de contato é definida em sua fabricação, indo de acordo com o tipo de utilização que terá. Com o tempo, ela perde a opacidade, permeabilidade e curvatura.

Dessa forma, se você passar da validade da lente de contato e continuar usando, corre o risco de infecções e irritações. Além disso, a lente para de ter a mesma qualidade na correção do problema de visão.

7. Faça o acompanhamento com um oftalmologista

Realize a consulta com o oftalmologista anualmente ou a cada seis meses para refazer o grau ou identificar qualquer alteração no olho.

Tome todos os cuidados com a lente de contato!

A qualidade da lente de contato depende de duas coisas: da marca que a fabricou e dos cuidados tomados. O segundo fator depende apenas de você, que deve seguir os cuidados citados nesse artigo.

Já o primeiro fator independe dos cuidados com a lente de contato. Compre aqui nas Óticas New Vision a melhor lente para o seu caso!

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.